Voltando

 

Faz tempo que ando desmotivada com todos os blogs que eu mantinha. Sou idosa, da época que blog era novidade. E continuou sendo algo sempre novo pra mim. Mas aí vieram as redes sociais e as pessoas foram deixando um pouco os blogs escritos de lado. Senti esse baque na quantidade de acessos e visualizações que caiu muito, tanto que chegou um ponto em que eu estava escrevendo para mim mesma.

Vi uma pessoa twitar perguntando qual o problema de escrever em uma blog sem acessos e trazer, de forma irônica, a questão; "você escreve para os outros?". 

A resposta é sim, eu escrevo para que alguém possa ler, possa se divertir com meus fracassos ou aprender um pouco com eles. Escrevo para fazer laço com algum desconhecido ou desconhecida que, enquanto lê o meu post, acompanha um pouco da minha jornada, pensa um pouco na sua... Se eu quisesse escrever pra mim mesma poderia fazê-lo em um diário e jamais publicar. Já que publico, está implícito, quero que alguém veja. 

Passei os últimos dois anos reclamando de como os blogs haviam morrido. Aliás, não apenas reclamei como também me aventurei em outras maneiras de me comunicar. Escrevi no Medium, criei um instagram pra postar fotos e textos, tentei escrever em inglês e até criei um podcast, mas nada disso deu certo, sabe por que? Por que todas essas coisas tinha algo em comum, eram, em alguma medida, superficiais pra mim. Eu não conseguia sentir que através desses meios eu comunicava uma ideia completa como eu faço aqui, mesmo que o post tenha parte I, parte II... 

Esses dias eu revirei o twitter a procura de pessoas que sentissem a mesma coisa que eu, e acabei descobrindo uma coisa que me deu certa esperança; as pessoas aparentemente estão cansadas de videos, dancinhas e tutoriais de qualquer coisa cheios de memes, piadas e delongas. Aliás, nenhum problema com nenhuma dessas coisas, eu mesma consumo conteúdos desse tipo. O problema é como tudo se tornou apenas isso. Vi um monte de gente falando sobre como deseja que os blogs voltem, como sentem falta de ler coisas simples e que não estão tão preocupadas com engajamento, monetização e etc. Aí pensei; por que não?

Voltarei a escrever aqui. Ainda não sei qual a frequência, mas pretendo ter uma. Também pretendo falar de plantas, fotografia, viagens... assuntos variados. Isso por que eu nunca consegui ser uma única coisa, sempre as voltas com um monte de gostos, desejos e predileções. Logo, esse espaço aqui não pode ser diferente e eu espero que de vez em quando apareça alguém pra ler. Ja tenho até o tema do meu próximo post, será sobre uma foto que eu sempre quis e finalmente consegui fazer. Também falarei um pouco sobre como o meu hobby por fotografar flores acabou servindo de ajuda para uma pesquisa da UFRGS. 

Enfim, sigamos...

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.