Criadouro Conservacionista São Braz


Faz umas três semanas que fui em Santa Maria visitar o Criadouro Conservacionista São Braz. Quando vi o nome do lugar a primeira coisa que pensei foi; pq não Zoológico? Afinal não é assim que se chama o lugar onde os animais ficam e as pessoas visitam?
Bom, a resposta veio do próprio Braz, o dono do criadouro. Ele explicou que o local é voltado para a criação de animais que foram resgatados de circos, do tráfico, de criadores ilegais ou que simplesmente foram levados pelos antigos "donos" que não tinham mais condições de criá-los. Eles estavam ali por que não podiam ser devolvidos a natureza, então era mantidos em cativeiro. :(
Aliás, ele disse uma coisa bem legal que explica muito bem o motivo do Criadouro não ser um zoológico.Em outras palavras ele disse que nós, seres humanos, ficamos presos quando cometemos algum crime. (Claro que há exceções, mas em via de regra é isso, certo?) Já os animais não, eles não cometeram nenhum crime, mas para sobreviver infelizmente precisam permanecer em cativeiro. Por esse motivo o criadouro não é um lugar de alegria e diversão, tanto que nem é aberto ao público, somente instituições de ensino podem visitar o lugar.
Lá no criatório tem de tudo, leão, tigre, jaguatirica, urso, tucano... e cada jaula é adotada por uma instituição ou uma pessoa que se disponibiliza a ajudar na manutenção do lugar.
Enfim é uma iniciativa bem legal.





























A história dessa "tucana" é bem interessante, ela tinha um parceiro que divida a vida e o espaço com ela. Eles conviviam muito bem até que um dia o danado quis pegar a pobrezinha a força pra fazer um bebê tucano. 
Bom, a dona tucana aí, não deixou a coisa por menos não e matou o tucanão véi de guerra. 
Sim, isso mesmo, ela matou ele a bicada. kkkkk

Bom, cada animal que vive lá tem um história diferente e é claro que eu não vou contar pra não estragar a surpresa. Mas eu vou deixar algumas fotos, pra vocês.


A vista da saída do criadouro.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.