Um pouco de São Gabriel - RS
Uma cidade pequena, situada quase no extremo sul do Rio Grande do Sul, com população estimada em 62 mil habitantes (e nunca sai disso. rs), São Gabriel tem lá os seus encantos. Para mim o clima (exceto pelo verão) é com certeza o maior deles; friozinho, geada, chuvinha, tormenta, tempestade, raios... Tem como não amar?
Foi lá que passei três longos anos da minha vida, oscilando entre a necessidade de adaptação a uma nova realidade, com cultura, clima e hábitos diferentes e a saudade de minha terra, da família, dos amigos. Lá também dei maior atenção a uma das minhas maiores paixões; a fotografia. Comecei a clicar em Salvador, é bem verdade, mas foi em São Gabriel que a paixão se tornou amor.
Hoje, revirando minhas coisas encontrei algumas fotografias antigas, de uma época em que eu apenas fotografava, sem pretensão nenhuma, somente com a intenção de guardar comigo um pouquinho do que os meus olhos viram. Fotografava com intuição e principalmente emoção, se uma coisa causavam uma sensaçãozinha boa em meu peito eu ia lá e clicava. Isso não mudou e nunca mudará, mas as técnicas se desenvolvem, o olhar se aprimora e as fotos deixam de ser somente backups da nossa memória para se transformar em expressão.
Lembro como se fosse ontem a primeira vez que saí de casa com a câmera na mão e a intensão clara de fotografar. Essas fotos, da Timbaúva (Enterolobium contorstisiliquum) e a da torre da Igreja da Redenção, foram feitas nesse mesmo dia, uma tarde nublada e agradável.
A Timbaúva e o pôr do Sol. |
Igreja da Redenção |
Mas vieram outros dias e outras vontades de sair por aí fotografando, então cedi aos meus desejos e fui, pela linha do trem, caminhando para ver onde ia dar.
Mesmo com uma câmera ruim, fiz macro de flores bonitas (Asclepia curassavica) e HDR de árvores e nuvens.
E assim fui, fotografando, fotografando...
Flores de pêssego (Prunus persica), florescendo na primavera |
A lua crescente em uma noite de outono |
Enfim, reencontrar essas fotos me fez reexperimentar as mesmíssimas sensações daquele momento, de quando São Gabriel ainda era um mundo de sensações e experiências á serem descobertas. Por isso quis compartilhar com vocês um pouco da Terra dos Marechais que o Google não mostra, um pouco do que alegrou e ainda alegra o coração.
Leave a Comment