Fotografia em Time Lapse com câmera semi profissional - Você pode!
Quem acompanha o blog sabe que eu não tenho muito o costume de dar dicas de fotografia e isso acontece por dois motivos; o primeiro é por que esse não é bem o foco do blog, e o segundo é por que existem inúmeros sites e blogs que fazem isso (e fazem muito bem), então julgo que não seja necessário mais um blog sobre o assunto.
Acontece que dia desses, olhando as plantinhas que estou cultivando (falei sobre isso aqui), cheguei a conclusão de que a melhor maneira de mostrar para vocês como o processo está ocorrendo seria com um vídeo em time lapse da germinação e crescimento delas.
Resolvi então procurar na internet algumas dicas de como fazer um bom time lapse e encontrei diversos sites e canais no youtube falando que era necessário um aparelho chamado Intervalometer para programar a câmera e tirar as fotos dentro de um intervalo de tempo preestabelecido. Fiquei ligeiramente decepcionada, por que eu queria muito fazer o meu time lapse, para ontem. Não desisti e continuei procurando uma solução prática e foi então que encontrei um blog em inglês que ensinava o pulo do gato usando uma Nikon P510.
Bom, para quem não sabe as câmeras Nikon P510, 500, 530 e etc, apesar de serem chamadas de semi profissionais, são na realidade, câmeras superzoom e nada mais. (sobre isso, dêem uma olhada no artigo Semi profissional- a verdade que nunca te contaram, do blog Verena Fotografia) Trazem algumas funções a mais que uma câmera comum, mas nada de tão excepcional quanto uma DSLR.
No meu caso tenho uma Nikon P530, que apesar de não ser profissional tem dado pra o gasto. O que eu não sabia e não vi em nenhum blog ou site brasileiro, é que tanto a Nikon P510, quanto a P530 tem uma função específica que permite a captura de imagens em um determinado intervalo de tempo que pode ser programado pelo usuário, sem a necessidade do uso de um intervalômetro. Basta colocar a câmera na função Manual, através do Menu procurar a função Continuo, depois selecionar Captação com intervalo e determinar o tempo entre os disparos (como mostra as imagens abaixo)
Fiz vários videos nesse estilo, alguns legais outros nem tanto e o resultado de um deles é esse gif aí.
Fiquei tão maravilhada com a descoberta que resolvi compartilhar com vocês. Espero ter ajudado quem por ventura tem o interesse de fazer videos desse gênero, mas não tem uma DSLR.
Eu tenho a 510, e como vc nao sei esperar, tentei fazer aqui, mais o resultado mostrado na camera sao fotos pretas, oq faço??
ResponderExcluirÉ um ótimo pulo do gato eu tenho uma p510 e descobrir essa função pena que o mínimo dos entevalos e de 30 deveria ser pelo menos 15 a 10 apesar de ter quebrado seu apoio para fixação no tripé ela funciona perfeitamente e è uma câmera que consegue enchegar Ben mesmo com pouca luz
ResponderExcluirMuito útil essa publicação! Tenho uma Nikon P530 e nao sabia que havia essa possibilidade
ResponderExcluir