Experiências com germinação e cultivo (parte II)

No post anterior (aqui) falei sobre a minha experiência com a germinação e cultivo de sementes da marca TopSeed, comentei também que havia coletado algumas sementes in natura e que falaria dessa experiência depois.
Então, conforme prometido, farei um resumo do processo que começou ha mais ou menos duas semanas, quando coletei algumas sementes de Alfinete (Asparagus densiflorus) e Ipê de jardim (Tecoma stans).
O processo de germinação foi feito em tufos de algodão e em menos de quatro dias as sementes de Ipê de jardim começaram a germinar, conforme pode ser vista na foto abaixo.
Tecoma stans
Da esquerda para direita; o primeiro, o terceiro e o quarto dia.

E por fim, depois de aproximadamente sete dias, surgem estes cotilédones bonitinhos, semelhantes a trevos de quatro folhas.


A germinação do Alfinete demorou um pouco mais, algo em torno de oito a dez dias, mas também depois que germinou começou a crescer assustadoramente rápido e em menos de seis dias já está com quase 5cm.

sementes

plântula



Considerações

* Tanto para o Alfinete, quanto para o Ipê de jardim eu selecionei três sementes. A taxa de germinação foi 2/3 para as duas espécies.

* Apesar de ser considerada uma planta resistente e ter como recomendação o cultivo a Sol pleno, o meu Ipê de jardim queimou e morreu por causa do calor (que está terrível esses dias por causa de uma frente fria que se aproxima)


Por fim, não sei se errei em alguma coisa ou se o clima não colaborou, mas inicialmente o cultivo de sementes coletadas in natura  foi mais bem sucedido pra mim.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.