Dos meus vícios...nuvens



Quem der uma olhadinha com carinho no blog logo vai perceber que a pessoa que o escreve tem algumas peculiaridades e uma delas é um certo gosto por fenômenos atmosféricos, que inclui o vício de fotografar nuvens.
Eu sei que você pode estar tendo dois pensamentos distintos nesse momento:
1- Ou você está pensando que estou fazendo tempestade em copo d'água e que fotografar nuvens é até uma coisa legal, visto que graças a pessoas como eu existem fotos de mammatus e outras nuvens incomuns espalhadas por ai.
2- Ou você está pensando em que diabos tem de tão interessante nas nuvens pra eu andar pra cima e pra baixo tirando fotos delas.

Antes de mais nada deixa eu explicar que eu gosto do primeiro pensamento e não discordo do segundo. rsrs Nem sempre tem nada interessante mesmo, pelo menos não pra maioria das pessoas. Mas pra mim qualquer nuvenzinha diferente é um evento e eu corro pra fotografar.
Graças a esse vício hoje conto com um acervo de mais de 20Gb, só de fotos onde as principais estrelas são as nuvens. E nesses vinte e tantos gigas tem foto de tudo que é tipo de nuvens, das quais quero mostrar algumas das minhas favoritas.


Jamile Cesar
Parélio, ocorrido em São Gabriel-RS
A primeira foto que quero mostrar é de um fenômeno chamado Parélio que acontece quando há a refração da luz solar (já falei sobre isso aqui). Foi uma das fotos que me deu muita felicidade, pq se trata de um fenômeno pouco comum que eu nunca tinha tido a oportunidade de presenciar.

Jamile Cesar
Super célula em São Gabriel-RS

Outro foto que me deu muita alegria (e medo) foi o dessa super célula que eu clickei em São Gabriel-RS (Também já falei sobre isso aqui) A foto nem é lá essas coisas, foi feita às pressas e com o celular, mas também considero como umas das favoritas, pq além de ser o registro de um evento pouco comum, foi a primeira vez que eu vi uma dessas.

Jamile Cesar
Nuvem  lenticular em São Gabriel-RS

Ainda sobre os registros incomuns, essa nuvem lenticular foi clicada em uma tarde quente e ensolarada onda nem se via sinal de nuvem no céu. Surgiram de repente e por sorte (se bem que não era bem sorte, já que eu vivia com a câmera na mão quase 24h) eu consegui fotografar.

Jamile Cesar
Nuvens pinceladas em Salvador-BA

Pra não dizer que Salvador não tem seu espetáculo de nuvens, essa foto foi feita durante um pôr do Sol pós chuva, com o ar saturado de umidade e o céu cheio de nuvens pinceladas (falei sobre isso aqui)

Jamile Cesar
Cumulonimbus em Salvador-BA

Essas CBs gigantescas também foram fotografas em Salvador, e por mais que esse seja um tipo de nuvem mais comum do verão, essa foto foi do outono.

Cúmulos em Salvador-BA
Tem foto de inúmeras cúmulos em uma bela manhã de domingo....

Nuvem em camadas, em São Gabriel-RS

...Nuvem em camada durante o pôr do sol...

Nuvem não classificada em São Gabriel-RS

... e nuvem estranha no meio do dia.

Mas as duas fotos que mais me encantam mesmo são a dessa multicamadas e dessa mammatus tímida que fotografei ha alguns anos no Rio Grande do Sul. A propósito; ôh lugarzinho bom pra fotografar nuvens!

Multicamadas em São Gabriel-RS

Mammatus em São Gabriel-RS
Enfim, essas são apenas algumas da infinitas fotos que tenho em meu arquivo (quem sabe depois publico mais...) algumas delas nunca haviam sido publicadas em lugar nenhum. Espero que gostem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.