Pra não dizer que não falei das flores...Sisyrinchium micranthum


Como eu já devo ter tido em diversos outros posts, observar a natureza do pampa requer uma espécie de acuidade visual mais apurada, pois a maioria das coisas legais estarão abaixo da linha do joelho, aguardando ansiosamente pelo modo macro da sua câmera.

Dentro da família Iridaceae, que abriga aproximadamente duas mil espécies, há bons exemplos de flores que até podem passar despercebidas caso você não tenha o costume de olhar para o chão.

O Sisyrinchium micranthum (foto acima) é uma das espécies que exemplifica bem esse comportamento minimalista, pois sua florzinha discreta se esconde em meio a pastagens durante os meses que correspondem ao período de sua floração. (Fevereiro, Outubro e Novembro)

Apesar do nome complicado o S micranthum é comumente conhecido como canchalágua* e cresce livremente nos campos sulinos de onde ela é nativa.

Essa foto foi feita quase por acaso enquanto eu fotografava outras flores. Não é uma foto artística e sim científica pois inicialmente fazia parte do meu acervo de trabalho, mas vale assim mesmo.

* Fonte-http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=4276


Um comentário:

  1. Lindinha! Arranquei com raiz da rua e plantei num vasinho pra ter e admirar em casa!😍Pra minha felicidade enraizou!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.