Experiências com germinação e cultivo (Parte I)




Como eu já havia dito em outra postagem (aqui), há alguns meses comecei a dar meus primeiros passos no cultivo de plantas ornamentais. Comprei algumas sementes, improvisei alguns vasos, me armei de paciência e força de vontade, e eis que já surgem os primeiros resultados que, como eu prometi, vou compartilhar aqui.
Nem tudo foram flores (valendo o trocadilho), algumas plantas não vingaram, outras me surpreenderam e o processo de cultivo foi se desenvolvendo. Não vou mentir pra vocês dizendo que plantar desde a sementinha é fácil, não é não, exige uma baita paciência e muito cuidado até a planta chegar ao tamanho pretendido, mas se te serve de consolo, todo esse processo vai servir como terapia.

Quando resolvi começar a primeira coisa que comprei foram três envelopes de sementes, um de Amor perfeito, um de Margarida branca e um de Erva de gato, todos da marca TopSeed. Plantei todos no mesmo dia usando técnicas diferentes, o Amor Perfeito direto na terra e as outras duas no algodão.
Dicas, fotografias e passo a passo
Pacotinhos e morfologia das sementes
Germinação e cultivo para você fazer sozinha
Sementes de Erva de Gato a esquerda e Margarida a direita


O tempo de germinação de cada espécie varia (Na embalagem da TopSeed consta que a germinação demora em torno de 21 dias) mas no geral todas germinam mais rápido quando são colocadas no algodão. Com a Erva de Gato e Margarida não foi diferente, a primeira germinou em menos de uma semana enquanto a Margarida e o Amor Perfeito demoraram um pouco mais.

As fotos abaixo são de um mês após o plantio.
Amor perfeito
Amor Perfeito com 30 dias

Cultivando margaridas
Erva de Gato com 30 dias (clique na imagem para visualizar melhor)


Margarida com 30 dias (clique na imagem para visualizar melhor)


Intempéries

Nem todas as sementes germinaram (o que ja é esperado). Quem apresentou o maior indice de germinação foi o Amor Perfeito (aprox. 50%) seguido da Erva de Gato (aprox. 40%) e por último a margarida que apresentou somente uma semente com germinação viável. 
Mas por que isso?
Simples! Atrás de cada pacotinho de sementes há informações sobre a melhor época para plantio, espaçamento e etc. No caso da Margarida branca as informações são essas da imagem abaixo, onde o meses marcados em amarelo significam os melhores meses para plantio nas áreas com a mesma cor do mapa. Isso significa que se você mora em Salvador, Recife, Manaus ou qualquer outro lugar que fique dentro dessa zona amarela no mapa, tem nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho os melhores meses para plantar a Margarida branca. Os meses de Março e Agosto, marcados com traços amarelos, são os meses em que o plantio também terá chance de sucesso, só que um pouco menor que os já citado. 

Mas e se eu resolver plantar em um dos meses marcados em branco, não vai nascer?
Isso eu não sei, talvez sim, talvez não, a natureza é feita de surpresas, mas estes meses não estão em branco por acaso. Durante o período de germinação são necessários alguns cuidados para que a planta se desenvolva, dentre eles a manutenção da umidade e a quantidade suficiente de luz. 
Acontece que manter a umidade no verão é uma coisa complicada, principalmente quando estamos em um ano de El Niño, que aquece as águas do pacífico e diminui drasticamente a quantidade de chuvas no Brasil. Ou seja, há uma boa chance de suas expectativas quanto à germinação resultarem em nada.
No meu caso eu plantei no mês de Março e somente uma semente gerou uma plantinha, as demais, mesmo com os devidos cuidados, não aguentaram o calor e ressecaram. (da próxima vez coloco na geladeira)
A mesma coisa aconteceu com minha Camomila (também da TopSeed) que somente uma germinou, mas acabou morrendo depois.
Mas e se eu regar com frequência?
 A embalagem diz pra você regar apenas uma vez por dia, no início da manhã ou no finalzinho da tarde, mas eu fiz diferente, criei uma linha imaginária no vaso onde plantei o Amor Perfeito e reguei com a frequência indicada apenas um dos lados, enquanto no outro eu reguei com uma frequência muito maior. O resultado foi que as sementes plantadas do lado que eu reguei com maior frequência tiveram maior índice de germinação, ao passo que do outro lado somente uma germinou.  Isso por que a frequência de regagem do pacotinho está de acordo com o clima "normal" para esses meses de Março a Agosto, mais úmido e fresco.
Com El Niño as coisas ficam diferentes e o mês de Março que era pra ser mais fresco estava tão quente e seco quanto o mês de Janeiro. Tudo isso interfere na germinação.

Enfim, passada a peleja com essas primeira sementes, acabei arrumando outras, dessa vez coletadas na natureza, no próximo post falarei sobre elas. 


3 comentários:

  1. Olá, muito bom sua postagem, vc ja teve a experiencia de germinar o Amor Perfeito e as margaridas na geladeira?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Plantei em um isopor de marmita e em menos de 2 semanas já nasceram os brotinhos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.