O milagre do saquinho de chá



Resolvi escrever esse post pra contar um fato interessante que me aconteceu ha alguns dias, um fato que envolve um saquinho de chá, um pouco de desleixo e um fator surpresa.
Não cheguei a comentar aqui, mas sou uma grande apreciadora de chás, fato que me fez, mesmo sendo baiana e apreciadora de sabores doces, adotar o chimarrão com certo carinho. Mas como meu forte mesmo são chás mas azedinhos ou docinhos, sempre compro daqueles sachêzinhos de supermercado, com preparo rápido e prático. Uma das marcas mais conhecidas de todo mundo é certamente a Matte leão, mas aqui em Salvador (e acredito que no nordeste inteiro) a marca mais popular é a Maratá, com uma boa variedade de sabores e um preço bem em conta.
Além do hábito de tomar chá, eu também tenho o habito de fumar narguilé e como não sou adepta do tabaco, faço o uso de outras substancias menos agressivas, como por exemplo; camomila e mel. Camomila essa que eu retiro dos saquinhos de chá.
Enfim, certa tarde, resolvi descartar os restos do narguilé em um dos meus vasinhos de plantas, aproveitando pra deixar a terra um pouco mais úmida, já que estava um dia bem seco. Fiz isso, lavei meu narguilé e deixei minha plantinha lá, crescendo bonita e saudável.
Algumas semanas depois...
Vi algumas plantinhas brotando no vaso, exatamente no lugar onde eu havia jogado os restos da camomila com o mel.
Pensei; Não, isso não é possível! Pq dentro de mim tenho sempre uma sisma com tudo que é industrializado. Nunca confio quando dizem que não tem conservantes, pq quase sempre tem. Nunca confio quando dizem que é saudável, pq quase sempre não é. E isso não é implicância minha, há estudos que apontam a quantidade de substancias nocivas à saúde presente em alimentos processados e industrializados. Logo, não acreditei quando li na embalagem do chá de camomila, que os únicos ingredientes eram flores e pedúnculos de camomila.
Imaginando que havia algum tipo de equívoco da minha parte e essas plantinhas eram na verdade alguma outra coisa que nasceu coincidentemente no mesmo lugar onde joguei os restos do sachê.
O que eu fiz então? Abri um sachê novinho, espalhei em uma sementeira e esperei para confirmar.
Dias depois...
Não é que era verdade, as plantinhas da sementeira nasceram e eram exatamente iguais as primeiras. Só não tirei fotos pq tive uns probleminhas com a sementeira (esquecida ao Sol) e as plantinhas morreram.
Mas, quem quiser confirmar o que eu digo, pode pegar um saquinho desse chá e semear na terra, preferencialmente nos meses de Maio a Agosto, pois é a melhor época para semeadura da Matricaria recutita (como vocês podem ver nessenesse post)
A propósito, minha primeira experiência com o cultivo da M. recutita foi uma desgraça, somente uma semente germinou e não vingou, por causa do calor excessivo de Março.
Mas enfim. Não pude deixar de me surpreender com o achado, pois não imaginava que fosse possível plantar Camomila a partir de saquinhos de chá. Mais surpresa ainda por descobrir que nesses saquinhos não ha nenhum tipo de conservante muito agressivo que inviabilize a germinação das sementes, o que já me leva a tomar o chá com mais confiança do que antes.


>>>>Veja o Update<<<<




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.