Excesso de luz solar, fertilizante e experiências próprias


Bom, enquanto a prometida mudança para o Instagram não vem, vou falar um pouco sobre minhas últimas aventuras no mundo do cultivo.
Nesse meio tempo que fiquei sem publicar aqui no blog, ocorreram algumas interessantes com minhas plantas. Tudo começou quando notei que minha Vinca (Cataranthus roseus) estava ficando com as folhas amareladas. Não era um amarelamento comum, como acontece eventualmente com algumas folhas, na verdade só estavam amarelando as primeiras folhas, aquelas mais próximas do vaso, enquanto as das folhas das gemas, embora ainda estivessem verdes, foram ficando cada vez menores. Aconteceu tudo bem rápido, numa semana estavam amarelando, na outra já estavam caindo as folhas.
Saiba como cuidar
Começo do amarelamento
Me desesperei e fui pesquisar no Dr Google, pra ver se encontrava algum relato de algo do tipo, mas não encontrei nada. Na realidade ha uma grande dificuldade de se encontrar informações sobre como cultivar Vincas, bem como os possíveis problemas que ela pode apresentar. É realmente muito difícil achar algum material mais aprofundado sobre o assunto, geralmente só se fala que elas adoram Sol pleno, são anuais ou bianuais e nada exigentes.
Pesquisando de forma mais generalizada encontrei algumas informações sobre como o local onde as folhas começam a amarelar, pode explicar o motivo do amarelamento (veja imagem aqui). E como nunca havia adubado minhas plantas, imaginei que talvez fosse esse o problema.
Fertilizante
Corri para a Flora Paulista (uma floricultura gigante que tem aqui perto) e pedi um fertilizante pro cara. Expliquei pra ele o que tava acontecendo e ele me deu um frasquinho de NPK foliar (07-07-07). Como eu já tinha procurado me inteirar do assunto, expliquei para ele que a planta era de flores e que seria melhor algum que estimulasse a floração também. Aí ele me entregou um frasco do NPK 10-10-10 e como eu não estava a fim de explicar novamente e vi no rótulo que servia para plantas com flores também, acabei trazendo.
Preparei conforme orientado na embalagem, apliquei na vinca e nas outras plantas também, tomando o cuidado de deixar algumas sem o fertilizante para poder comparar o resultado.
Menos de uma semana depois as mudinhas de vinca que eu não falei, mas não estavam crescendo muito, deram um salto de alguns centímetros. Como ainda eram jovens, não chegaram a florescer, mas ficaram mais verdes e com folhas mais viçosas.
O problema foi que a Vinca para a qual eu havia comprado o fertilizante não demonstrou nenhuma mudança, continuou amarelando na mesma velocidade que antes.
Cheguei a pensar em excesso de água, pois eu regava (e ainda rego), minhas plantas umas duas ou três vezes por dia e não economizo água, mas quando eu resolvi rega-la com menos frequência, ela ficou murcha e muito debilitada.
Todos os dias que chegava em casa e passava horas tentando entender o que podia estar acontecendo, até que tive um insight; talvez fosse o Sol.
O problema é que no local onde a vinca estava, o Sol começava a bater a partir do meio dia, quando ele já estava bastante quente. Uma vez que ele alcançava a planta, ela ficava mais ou menos uma ou duas horas debaixo do Sol escaldante e depois a sombra voltava novamente.
Inicialmente tive problemas em perceber que era excesso de Sol pq em todo lugar que eu pesquisava sobre Vinca dizia que ela preferia Sol pleno e isso significa ficar no Sol o dia inteiro. Além disso eu já havia feito uma experiência com essa mesma planta (veja nesse post aqui), onde eu a havia deixado em uma área com pouca luz direta e ela acabou ficando estressada e feia. A conclusão de que o problema da vinca estava na iluminação veio com muito esforço e uma dose de sorte, pq na semana anterior eu havia comprado duas mudas de cores diferentes e elas tinham vindo muito bonitas da floricultura, mas já estavam começando a ficar iguais a que eu estava cuidando. Só por isso eu percebi que o problema não poderia ser com a terra, nem com a irrigação, muito menos haviam pragas e eu me certificava disso todos os dias. Só restava mesmo a iluminação.
Resolvi então tomar uma atitude drástica, "depenei" a coitadinha toda e coloquei ela em uma área intermediária, com uma tela vazada pra filtrar um pouco a luz. Ela está se recuperando, crescendo aos pouquinhos, mas ainda falta muito pra voltar a ser como era.
Com relação ao fertilizante eu não tenho do que me queixar, ele dá um bom upgrade no crescimento. Só achei que no caso da vinca ele estimula a produção de sementes, o que pode não ser muito interessante se você for como eu, que não tem espaço, mas também não quer perder nenhuma semente. Uma solução (que ninguém me odeie por isso) é juntar um monte de sementes e sair jogando pelos canteiros da rua, fazendo as vezes de passarinho, já que nem sempre a prefeitura se importa em cuidar das plantas que estão la.
Depois vou fazer um post sobre todas as variedades de vinca que tenho aqui e quais as principais diferenças. Mas por hora é isso pessoal, com essa experiência fica o aprendizado:
-Vincas gostam de luz, mas não gostam de Sol escaldante.
-Fertilizante NPK 10-10-10 vai dar um upgrade na planta, mas vai fazer ela produzir bastante semente (no caso da vinca)
-Eu deveria ter comprado NPK para plantas de flores e ver se ia dar um boom na floração mesmo.
-Donos de floricultura nem sempre estão de bom humor (risos).
-Vejo muita gente cultivando vincas, mas nenhuma dessas pessoas tem blog pra falar sobre isso (risos novamente)
-A melhor forma de saber como cuidar de uma planta é cuidando.

Até a próxima.

13 comentários:

  1. Olá também ando intrigada por cá... tenho 2 vasos Vincas, um ao lado do outro, um está lindo, outro a amarelar. É um mistério, que vou tentar compreender 🤔
    Já conseguiu no seu caso perceber?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar escrever uma parte dois desse post e responder algumas das questões que surgiram. Desculpe a demora, fazia tempo que não atualizava o blog.

      Excluir
  2. Bom dia, as minhas também estão amarelado.
    Plantei num canteiro que toma sol dia todo.

    ResponderExcluir
  3. boa noite, comecei meu jardom agora e plantei minhas vincas direto no chão e meu problema com folhas amarelas começou a alguns dias....realmente não achei nada muito detalhado na internet, adorei que compartilhou sua experiência..vou testar e volto pra contar como foi a minha!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Pode ser falta de nutrientes também

    ResponderExcluir
  5. verdade.As vincas nao sao tao faceis de se adaptar.vejo linda nas ruas mas em vasos nao se adaptam.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. O que eu percebi na minha experiência com as vincas até o momento é que elas gostam mesmo é de serem maltratadas rsrs, pois passando pelos canteiros das ruas, vejo vincas lindas cheias de flores e folhas verdinhas e tenho certeza que elas não recebem os mesmos cuidados que damos em nossas casas....
    Adubos, terras boas, carinho, cuidados em geral, etc
    Fiquei triste em chegar a tal conclusão, mas essa é a conclusão mais lógica que cheguei com relação às vincas (sou apaixonada por elas, mas estou quase desistindo, em razão de estarem sempre com as folhas amarelas o que as deixam com uma péssima aparência... No momento era isso....
    Apenas um desabafo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente dão em qqr lugar, percebi q nao gostam de vaso

      Excluir
    2. Hahaha coitadinhas. Acho que um dos comentários mais recentes aborda um pouco essa questão, algo que pode ter a ver com o fato da planta estar em um vaso ou direto no solo. Por pior que o solo seja kkk

      Excluir
  7. Não querendo te contrariar... mas já fazendo.. rsrsrs vincas gostam de sol pleno nao importa o horário, minha vizinha tem um canteiro e elas pegam sol do meio o dia todo, não há sombra. No entanto se estão no vaso é diferente o vaso pode esquentar demais. Ainda sim tenho algumas em vasos estão como vc relatou, não é falta de fertilizante, não é falta de rega nem excesso nrm falta de sol, pois sempre estiveram nesse local e estavam lindas.pensei q pudesse ser a oxigenação do solo? Quem sabe pode ser..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, é uma possibilidade. Quanto a diferença de estar plantada direto no solo ou em vaso, eu ainda não tive como testar (pq moro no segundo andar). A vizinha aqui da rua tem uma linda, plantada direto no solo, mas como não pega Sol o dia todo, também não serve de parâmetro.
      Enfim, vamos vendo, vivendo e aprendendo né?

      Excluir
  8. Peguei minhas mudas de vinca em uma rachadura de calçada. Onde moro tem muitas vincas plantadas em volta de arvore na calcada. Plantei em vaso de barro. Toma sol pela manhã até umas 11 horas. Também está com folhas amareladas. Acho que é uma planta rústica, que não quer muitos cuidados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma outra coisa importante pra gente observar; as vincas são plantas anuais. Isso significa que depois de algum tempo (aproximadamente um ano), elas perdem o viço e ficam meio caidinhas, precisando replantar. As minhas, atualmente, estão nessa fase. Vou ver se posto algo sobre isso depois.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.