O desastre das Impatiens


Como eu havia prometido anteriormente, hoje vou falar da minha experiencia com o cultivo de Impatiens, mais precisamente da Impatiens hawkeri, popularmente conhecida como beijinho turco ou beijinho pintado.
Era uma bela manhã de sábado e uma agradável visita a floricultura quando meus olhos foram atraídos pelo colorido exuberante dessa linda impatiens laranja. Tanta beleza não poderia passar despercebida e mesmo contra a vontade do meu superego, acabei pagando a exorbitante quantia de R$25 reais. Nesse momento você deve estar rindo e pensando que sou Tio Patinhas, mas a realidade é que sou adepta da troca, a mudinha e etc. O vizinho tem uma planta legal, me dá uma muda e em troca eu dou uma muda de alguma planta minha também. Assim o mundo vai seguindo... Agora 25 reais numa planta... é de dar dor no coração. Mas eu dei. Pq ela era linda, pq eu não conhecia ninguém que tivesse e pq já estava ali, grande, cheia de flores, pronta pra ser colocada no jardim.
Trouxe a impatiens pra casa, coloquei junto com as outras, dei amor, água e carinho, e ela durou aproximadamente uns dois meses.
Morreu e não adiantou absolutamente nada do que eu fiz para conservá-la.
Foram dias e dias pesquisando no Dr Google, valendo até uma volta a floricultura pra comprar uma outra variedade e perguntar ao vendedor se tinha alguma dica pra me dar. Mas como eu comentei nesse outro post aqui, não é sempre que o dono da floricultura está de bom humor (e no caso desse eu acho que nunca). Por isso, tudo que ele me disse foi que a planta gostava de meia sombra e de bastante água, mas isso tudo eu já sabia.
Reguei aos montes, reguei um pouco menos, voltei a regar aos montes, troquei de lugar e nada. A planta continuava minguando. Começou com as pontas ficando seca e enrolando até que quase todas as folhas estavam ressecadas e morrendo.
Por fim ela parou de dar flores e quando eu vi que não tinha muito o que pudesse ser feito, cortei dois galhos e fiz duas mudas, uma em um copo de água e outra diretamente na terra.
Nem mesmo isso adiantou, as mudas também morreram (começaram a escurecer a gema) e logo não havia nem sinal de que um dia eu tive uma impatiens tão
bonita.
Desconfio que a culpa foi do calor. Moro no terceiro andar e como a casa é de telhas, esquenta muito.
A branca, que comprei quando voltei a floricultura, estava começando a ficar do mesmo jeito, aí eu a coloquei em uma área mais fresca e pesei a mão nas regas. As pontas das folhas pararam de enrolar, mas em compensação foram ficando amareladas e as folhas novas não desenvolviam e nem fertilizante dava resultado.
Aí a solução foi se despedir dela e entregar pra minha vó cuidar, pq lá no terreo é mais fresco e tem menos Sol.
 Todo dia eu passo e dou uma olhada... Se ela apresentar melhora eu conto pra vocês.

3 comentários:

  1. como ela esta? a minha tb esta morrendo, qd comprei era tao linda...chega a da pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora. Ela morreu mesmo, não teve jeito. Até hj não me aventurei novamente com essa espécie.

      Excluir
  2. Todas as plantas precisam do clima apropriado!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.