"Coincidência" botânica



Essa semana aconteceu uma coisa engraçada (sem superstição, somente pelo lirismo da situação ok?) Enquanto fazia uma pesquisa no google encontrei uma matéria especial falando sobre Andrea Cesalpino, um botânico e naturalista (just like me ^^) responsável por publicar o Plantis libri XVI primeiro livro de botânica com ilustrações do qual se tem notícias, bem antes do meu querido Linnaeus.
Como diria um amigo português, dei uma vista de olhos sobre a matéria e passei adiante. Mais tarde quando sai de casa dei uma olhada para o canteiro e advinha o que eu vi?  Flamboyants mirins florescendo lindamente num canteiro aqui perto de casa.
Eu já havia passado por esse canteiro outras vezes e observado a árvore que crescia ali, mas ela não estava florescendo, então fiquei sem saber do que se tratava. Na segunda-feira, exatamente na segunda (dia 06/06) as flores estavam lá.
Ta, mas onde fica a coincidencia? Simples:
* 06/06- aniversário de Andrea Cesalpino
* Nome científico do Flamboyant mirim = Caesalpinia pulcherrima

O gênero Cesalpinia foi batizado assim pelo também botânico francês Charles Plumier, e mais tarde, quando Linnaeus desenvolveu o seu novo sistema de classificação, resolveu mantê-lo do jeito que estava.

Baita coincidência né?

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.