Vera Cruz-BA (impressões)


Eu acho que ando em dívida com vocês, por que tenho visitado os lugares e esquecido de postar as fotos. Somente depois de quase um mês é que eu finalmente me lembrei de compartilhar a experiência com vocês. Então, vamos a ela.

O município de Vera Cruz está localizado na ilha de Itaparica, que foi "descoberta" em 1501 por Américo Vespúcio e abrigava os índios Tupinambás. Já foi palco de vários acontecimentos como ataques de corsários ingleses, invasão por holandeses e criação do primeiro engenho a vapor da Bahia. Além disso, a ilha é terra natal do escritor João Ubaldo Ribeiro e encantou Gregório de Matos, que escreveu um soneto em homenagem as belezas naturais do lugar.

Minhas percepções:
Não é a primeira vez que vou à Vera Cruz, mas cada vez que atravesso a Bahía de todos os Santos volto da ilha com experiências diferentes. É um município que vive e respira o mar, com uma energia bem legal, água morninha e um silêncio quase palpável, mas isso só se você for em dias de semana e longe da temporada de festas como Reveillon, Carnaval e etc., messas épocas a ilha fica lotada e o som alto dos carros se mistura de tal forma que é impossível escutar até seus próprios pensamentos. Meu conselho é que se você quer descansar e aproveitar a natureza, não vá nessas épocas. Pode ir no verão, mas vá preferencialmente durante a semana (segunda a sexta) e após o carnaval.

Para ir à ilha você precisará atravessar a Bahía de Todos os Santos, e para isso você pode optar por ir de Ferry Boat ou em uma embarcação como a da foto abaixo, que o pessoal por aqui chama de lancha. Assim como o Ferry a lancha é segura e reconhecida pela Capitania dos portos da Bahia, mas tem dois prós que a colocam em vantagem:
1- Faz a travessia mais rapidamente
2- Já te deixa na praça de Vera Cruz, onde tem um monte de pousadas, uma delegacia, restaurantes e comércio em geral.
Travessia Salvador - Itaparica

Apesar do medo de navegar e a lancha balançar um pouquinho mais que o Ferry, eu ainda prefiro a lancha por todos os motivos citados acima.
Além disso, na praça ha vários serviços de transportes como Vans, Taxis e Microônibus que podem te levar a qualquer lugar da ilha por preços bem em conta.

Outra coisa que eu amo na ilha é a cor da água, sempre esverdeada e translúcida como vocês podem ver nessa foto que eu tirei ainda da lancha.
Águas cristalinas quando a maré baixa.
 Mas tem um detalhe, vocês só conseguem ver dessa forma na baixa-mar, quando a profundidade diminui. Com a maré alta o mar fica azul esverdeado e não pra ver nada disso.

Essa é a vista de Vera Cruz logo quando a lancha vai chegando e se preparando para aportar.

Ao fundo da pra ver a Igreja Matriz, que eu vou dar um zoom para vocês verem a cena inusitada que eu encontrei.
Urubus sobre as torres

No ângulo contrário, da terra para o mar, essa a vista que a gente tem, com as lanchas indo e vindo e Salvador ao fundo.


E pra encerrar com chave de ouro, uma foto do Farol da Barra visto de Vera Cruz.




Outras informações interessantes:

Uma das coisas mais legais de Vera Cruz é a receptividade do povo. As pessoas costumam dizer que em Salvador todos são bem receptivos e simpáticos, eu sinceramente acho que no quesito simpatia os soteropolitanos andam perdendo bastante. Fiquei muito triste quando voltei pra minha terra e percebi que as pessoas andam mal humoradas, de cara feia e sem paciência, principalmente no comércio em geral. Não precisa puxar o saco do cliente, eu particularmente sou contra essa baboseira capitalista, mas também não precisa atender de forma grosseira, como se o cliente fosse um incômodo.
Mas por que estou falando disso tudo? Por que uma das coisas que mais me encantou em Vera Cruz foi a simpatia com a qual as pessoas te tratam, do vendedor de água de coco aos taxistas, todo mundo muito simpático.

Uma outra informação útil para quem não sabe é quanto ao melhor período para ir a Vera Cruz. Obviamente o melhor momento é o verão, mas dependendo do ano, Março já começa a ficar um pouco mais complicado por causa da entrada da temporada de chuvas e consequentemente a agitação da maré (às vezes a travessia chega a ser interrompida por segurança).

Quem quiser saber mais sobre Vera Cruz pode procurar por fotos marcadas com esse local no Instagram ou no google mesmo.


3 comentários:

Tecnologia do Blogger.