Halo solar é sinal de chuva próxima?



Constituído por inúmeros cristais de gelo que se formam na nossa atmosfera, os halos são fenômenos óticos que costumam ser associados à chuva próxima. Em alguns sites, dentre eles sites de notícias, associa-se o surgimento de um halo solar a aproximação de um sistema frontal (que é o encontro de uma massa de ar fria com uma de ar quente, resultando em chuva.)

Essa associação não é comprovada pela ciência, mas todos sabemos que há sim certo conhecimento na sabedoria popular, tanto que todas as vezes que vi um halo solar houve chuva no dias que se seguiram. Aliás, preciso ressaltar que em termos de meteorologia a crendice popular acerta muito mais que a medição precisa das estações de dados.

Halo solar e lunar


A fotografia acima corresponde a um halo solar ocorrido em 30/11/15, na cidade de São Gabriel-RS. Depois disso, do dia 02/12/15 a 04/12/15 houve chuva com trovoada (como pode ser comprovado no site do INMET)

Eu já tinha visto halos solares em Salvador, mas não tão brilhantes nem tão duradouros. Esse que eu fotografei começou por volta das dez da manhã e durou o resto do dia, terminando em leve parélio, como pode ser visto na foto abaixo.
Fotografado em 2015 na cidade de São Gabriel-RS

Fiquei muito feliz em presenciar um parélio pela primeira vez e não poderia deixar de compartilhar. Além desse houveram outros fenômenos interessantes que eu acabei capturando com minha câmera, como o Sol Vermelho e a Super Célula.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.