Salvator merianae- Teiú
Muito embora os répteis, de um modo geral, possam parecer grotescos e acabar despertando a antipatia de muita gente, é preciso lembrar que apesar de não serem como gatinhos peludinhos ou belas aves de plumagem coloridas, são animais importantes para o ecossistema onde estão inseridos e contribuem para o controle de pragas como ratos, insetos e outros animais que em excesso representam um problema.
Esse simpático lagarto é um Salvator merianae, conhecido também como Lagarto teiú. É bastante comum encontrá-lo tomando Sol e talvez venha da observação desse hábito que surgiu a expressão lagartear, usada para designar o ato de descansar ao Sol. Infelizmente é comum também ver pessoas maltratando e matando esse animais, seja por ignorância ou sadismo.
Encontrei esse nobre "Godzilla do Pampa" em um terreno baldio que, por sorte, estava longe de crianças e adultos perversos. Esse aí tinha aproximadamente 40cm, mas há fontes que citam até quase um metro e meio (aqui)
Enfim, para aqueles que não sabem o Lagarto teiú não é venenoso e não costuma atacar ninguém. O hábito de maltratar e matar esses animais é na verdade uma maldade desmedida, pois como eu disse, tudo o que eles desejam é viver suas breves vidas sobre a terra, assim como eu e você e a maioria das pessoas normais.
Leave a Comment